Saiba como evitar a hipertensão

Quase um terço dos brasileiros é hipertenso, só que a maioria não sabe disso. Sem sintomas e sem acompanhamento médico regular, os pacientes só descobrem a hipertensão quando desenvolvem uma doença mais grave. No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data criada para conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, doença crônica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada e é uma das principais causas de infarto.

De acordo com a cardiologista Sandra Henriques da Costa, a predisposição para a hipertensão já surge na infância, com crianças com hábitos alimentares inadequados e falta de exercício físico. Pensando nisso lista algumas formas de prevenir a hipertensão.

Procure manter uma alimentação balanceada

Os hábitos alimentares podem prevenir ou provocar um infarto, por isso é importante manter uma dieta balanceada e diversa, que inclua frutas, verduras, legumes e fibras, além de proteínas e nutrientes. “Os hábitos alimentares saudáveis devem se iniciar logo na infância”, aconselha a médica.

 

Inclua atividade física na rotina

A prática de atividade física contribui para evitar infartos e diversas outras doenças, tais como hipertensão, diabetes e o sobrepeso. “O hábito de praticar exercícios físicos deve ser diário e frequente, para se combater o sedentarismo, sobretudo nas crianças, que hoje passam muito tempo em frente ao computador ou videogame”, diz Sandra.

 

Fuja dos maus hábitos

 

O tabagismo pode contribuir para os infartos. As substâncias presentes no cigarro destroem a camada de proteção das veias, chamada de endotélio, e oxidam as artérias, deixando-as suscetíveis ao contato da gordura do organismo, o que ocasiona a formação de depósito de gordura em locais inadequados.

 

Hereditariedade é um fator de risco

A hipertensão pode ser causada por maus hábitos, mas há também o fator genético. Algumas doenças são hereditárias, portanto, o cuidado para quem já tem a condição ou tem casos na família tem de ser redobrado, pois a chance de desenvolver a doença é muito maior.

Publicação do Jornal A SEMANA de Mogi das Cruzes, edição 1081.
http://www.asemana.com.br/noticia/saude-e-beleza/saiba-como-evitar-a-hipertensao

 

About admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *